segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Autores do Vale do São Francisco aumentam o número de publicações literárias e reafirmam a efervescência cultural da região

Entrevista concedida pelo escritor Fábio Souza para falar

sobre o lançamento do seu primeiro livro, Peregrinação Interior: Transcendência

(Foto: Geraldo José)


Embora possua poucos espaços de leitura como livrarias e bibliotecas, o Vale do São Francisco tem demonstrado forte potencial literário. A cena cultural resiste ao pouco incentivo e investimento do poder público, uma demonstração disto, são as produções literárias de autores da região que vem se fortalecendo a cada dia, nos mais diversos estilos e ambientes.

No último mês, o escritor soteropolitano que mora atualmente em Petrolina (PE), Fábio Souza lançou o livro Peregrinação Interior: Transcendência. Publicado pela Editora Giz, a obra conta a história do jovem Ailon, que sai de casa e faz uma viagem em direção a si mesmo, consolidando uma autodescoberta. O autor que também é psicanalista e pedagogo escreveu seu primeiro romance com o intuito de construir uma identificação entre seu personagem e seus leitores. “Eu queria escrever um livro onde as pessoas pudessem se identificar e que pudessem ver nos personagens a sua própria historia”, conta Fábio.

Segundo o autor, a obra não se enquadra em nenhuma modalidade específica, e isto para ele é uma vantagem, já que o livro cria maiores possibilidades e maior diversidade de público. Ele classifica seu livro como um apanhado de estilos como auto-ajuda, romance, prosa poética, prosa realista e até literatura fantástica. A maior dificuldade, não está em delinear um estilo para a obra, e sim encarar o preconceito quanto à publicação de obras de artistas nordestinos por editoras nacionais. "Este livro foi escrito em 2001 e eu só consegui lança-lo agora em 2011. E o livro é tão agora como antes, então por que não foi lançado antes?" questiona.


Outra dificuldade está na falta de espaços de leitura para a criação de um ambiente cultural na região. Porém Fábio de Souza acredita que a imprensa cumpre papel decisivo neste sentido, pois é ela que vai valorizar e divulgar a crescente produção literária dos autores da região.
Um outro autor que desponta no cenário regional é o repentista e radialista Valdir Lemos, que embora tenha começado a escrever aos 12 anos, só agora vislumbra a possibilidade de lançar seu primeiro livro. Previsto para novembro, o lançamento da obra deve sintetizar toda sua experiência, narrando a história do artista sem sotaque ou rima, mas com muita poesia.

O autor que vem de uma vertente que mistura rima, música e poesia, o repente, tem como principais fontes de inspiração, o amor, a mulher e a natureza. São estes temas que guiam suas produções. Outro fator de incentivo é a própria organização do trabalho do repentista através de valorização e divulgação. Por isto, Valdir participa de palestras, minicursos e promove festivais como o segundo Festival de Repentistas do Território do São Francisco, realizado em Juazeiro. “A cultura precisa de apoio porque também é uma forma de educar”, acredita o artista.

Pensando desta forma, o artista já apresentou um programa de rádio com o intuito de cada vez mais levar a cultura do Vale do São Francisco para o mundo e mostrar que a região não é um berço cultural apenas na música e no teatro, mas também na literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.