segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pensando Universidade!



Nos últimos dias 19 e 20, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vivenciou pela primeira vez uma eleição para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) com mais de uma chapa, e eu não poderia deixar de comentar sobre este processo que mudou o ritmo de minha vida e da universidade.



Debate de ideias, discussões, defesas, questionamentos, viraram rotina numa universidade que parecia ter a política adormecida em seu cotidiano. Entretanto pelas inúmeras peculiaridades que esta instituição possui, qualquer avaliação mais ampla é considerada difícil.

A história da Universidade ainda parece presente, pois os estudantes que estão nos bancos acadêmicos participam da construção de um projeto de universidade que já se mostra bastante avançado.
O voto paritário nas eleições de reitor, o enem como ingresso ao ensino superior, a reserva de vagas para os estudantes oriundos de escolas públicas, o reuni que ampliou o número de vagas e campus da universidade, etc.
Estas características demonstram um caráter inovador no que tange à construção de uma instituição de ensino superior que se preocupa em adequar-se à sua realidade local sem esquecer as linhas gerais de responsabilidade de uma universidade federal.
Além disto a própria construção desta já demosntra os ares de inovação contidos aí. É a única universidade federal inserida em três estados (Bahia, Pernambuco e Piauí), concretiza a perspectiva de interiorização da universidade, já que nos três estados se encontra fora dos grandes centros e já mostra-se referência na educação de qualidade e na construção da mudança da realidade local.

O que o DCE tem haver com isso? TUDO!
É extremamente importante a participação do corpo discente na consolidação da universidade que queremos, pois reconhecemos seus avanços, mas sabemos que não é o suficiente.
A universidade precisa ter um plano de assistência estudantil que contemple sua função de permitir o acesso e permanência dos estudantes da região na universidade, perpassando pela construção de Restaurantes Universitários e Residências Universitárias.
Precisa se preocupar com o futuro profissional dos estudantes, com mais aulas práticas e com o encaminhamento destes para o mercado de trabalho.
Precisa discutir juntamente com os municípios o transporte público que deve contemplar o acesso diário do estudante à universidade.
Precisa dialogar e de fato representar os estudantes de todos os campus, respeitando suas particularidades, mas entendendo que todos formam a universidade e devem pautar seu crescimento constante.
Precisa inserir a pesquisa e a extensão na formação do discente.

Enfim, muitos são os desafios, e o saldo positivo que a eleição deixa é de que temos agora muitos desafiados. O corpo estudantil quer ajudar a consolidar a nossa universidade e sente-se peça fundamental neste processo.
Parabéns a chapa eleita e a minha camarada e amiga
Deisi que dará o direcionamento a esta gestão que tem tudo pra dar certo!

Obs.: Foto do campus de Juazeiro-BA, pra puxar a sardinha pro meu campus! =)

2 comentários:

  1. Parabéns camaradas!!!
    Adorei o texto, apesar de vocês renegarem minha ajuda. :(((
    rsrsrs
    LONGA VIDA AO DCE, agora pela frente a parte mais díficil. Uma gestão que possa dar conta de todos esses anseios.
    =*****************************

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!!

    Renegamos nada... O mocinho aí que teve uma viagem melhor e esqueceu de Juazeiro... hehehe... brincadeira!
    Esta gestão já está com todo gás e com certeza será muito vitoriosa!

    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.