terça-feira, 27 de julho de 2010

Corações Sujos!

Depois que entrei no curso de Comunicação Social, confesso que li poucos livros interessantes indicados pelos professores. A maioria deles é massante, com uma leitura cansativa e chata. Entretanto, para minha surpresa um dos últimos me encantou, pois resgata um pouco da história dos imigrantes japoneses no Brasil, e isso muito me interessa, pois os orientais contribuiram muito na formação da cultura regional da minha cidade.
Trata-se do livro reportagem Corações Sujos, de Fernando Morais. Então fica minha recomendação e um breve esboço da história.


01. Introdução

O Livro reportagem é uma modalidade da comunicação impressa que consiste na exposição de uma história factual. O uso de recursos documentais é bastante explorado neste estilo, pois permite que a narração feita tenha sua veracidade comprovada. Além disto, assegura o caráter investigativo, jornalístico e informativo que precisa ter.

Um bom exemplo deste estilo é o livro Corações Sujos de Fernando Morais, que constrói a história dos imigrantes japoneses no Brasil, sua organização, seus conflitos culturais e políticos no desenrolar da Segunda Guerra Mundial. O autor embasa a construção não só com relatos dos entrevistados, mas com registros da época, como fotos, exemplares de jornais impressos e cartas, que comprovavam as afirmações feitas no decorrer da narração.

02. Breve esboço da história do livro

Em 1944, surgiu na colônia japonesa do Brasil uma associação secreta denominada Shindo Renmei, que significava Liga do Caminho dos Súditos. A organização possuía o objetivo de manter a tradição nipônica e a organização da grande comunidade oriental que vivia no país. Antes do fim da guerra, a clandestinidade existia porque os imigrantes japoneses foram proibidos pelo governo brasileiro de manter sua tradição, cultura, língua e preservação das atividades sociais, esportivas e políticas. A proibição que se estendia ao uso de eletroeletrônicos como o rádio foi decretada por esta colônia fazer parte das forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial, força esta de oposição aos Aliados, apoiados pelo Brasil no conflito mundial. Com a rendição japonesa às forças aliadas em 1945, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim, o que se iniciava, entretanto, era um ciclo de conflitos e mortes na comunidade japonesa que vivia no Brasil.

Os diretores da Associação, não acreditavam e tampouco aceitavam a derrota do Japão na guerra, afinal isto jamais havia acontecido antes. Para eles, a divulgação da notícia era duvidosa, afinal, o Brasil apoiava as forças Aliada na guerra, e isto provavelmente não passava de uma manobra para que os orientais perdessem sua organização e força. A propagação desta idéia foi feita pela organização para garantir a honra à pátria. Os recursos iam desde montagens fotográficas e falsos jornais internacionais, até moedas falsas dos países “derrotados” com emissão no Japão. Estes garantiram que a maioria dos imigrantes acreditasse na vitória do Japão e das forças do Eixo na batalha mundial.

Existia, entretanto, uma parcela da comunidade nipônica que corroborava com as idéias brasileiras e acreditava na derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Esta mínima parcela da colônia japonesa, chamada de “Corações Sujos” ou “derrotistas”, passou a sofrer perseguições da Shindo Renmei e dos “vitoristas”, como eram chamados os que acreditavam na vitória do Japão. Estas perseguições quando não em trapalhadas acabava geralmente em morte dos derrotistas.

Com o crescimento dos conflitos que passaram inclusive em alguns momentos a ser entre brasileiros e japoneses, as autoridades brasileiras, resolveram intervir, e o que começou na tentativa de convencimento dos líderes da Shindo Renmei da real derrota japonesa, terminou em prisões e deportações para o Japão, desta vez não mais dos corações sujos, mas dos “vitoristas”.


Obs.: Em tempos de campanha e fim de semestre, fica difícil atualizar o blog, por isso, caro leitor, desconsidere qualquer erro ou equívoco nessa postagem, hehehe. Independente da correria, espero que se interessem pelo livro e gostem. =D

3 comentários:

  1. Ahh, vou vê se leio tambem -assim qee arranjar tempo
    tambem faço comunicação

    ResponderExcluir
  2. Me parece muito interessante. Vou anotar o título e depois te falo.

    Já leu Abusado, do Caco Barcellos? É um livro reportagem também, sobre a história do Marcinho VP, da entrada do Comando Vermelho na favela Santa Marta. O livro mostra que VP era muito mais do que uma pessoa que vivia à margem da sociedade. É imperdível! Leia só, acho que você vai gostar.

    Beijos, Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Que legal Emile, está em qual semestre?

    Então Felipe, ainda não li nada do Caco Barcellos, mas sempre me recomendaram, vou procurar e te digo tb!

    Beijo, beijo gente!

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.