segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Cultura Midiática e o Esporte

Com a chegada da Terceira Idade da Linguagem, baseada na informação multimídia, que consegue unificar a linguagem escrita e visual, a veiculação da informação acontece de forma rápida e variada.
O uso do computador como canal para o acesso à internet se fortaleceu, e a inclusão digital o consolidou como importante veículo de comunicação. Esta ascensão, entretanto, não excluiu o uso da televisão como meio de comunicação de massa influente nas mais variadas vertentes, e como não poderia ser diferente isto acontece com o esporte.
A cultura midiática exerce um papel muito forte na cultura brasileira e fortalece a representação cultural com o tripé, futebol, carnaval e caipirinha. Esta influência é agravante quando percebemos algumas questões como a falta de formação profissional na área esportiva dos comentaristas e jornalistas esportivos e na reprodução disto nas escolas através das aulas de educação física sem a estrutura didática e profissional pertinentes.
Para compreender estas questões, este trabalho se apresenta como um provocador do debate desta realidade, construindo um esboço de alguns conceitos e referenciando teoricamente algumas análises.


OBs.: 1- Finalmente meu blog apresenta um projeto de produção intelectual, afinal nem eu aguentava mais tanta baboseira... hehehehe

2-Este texto é parte integrante do ensaio que estou construindo para a disciplina de Mídia e Cultura sobre a Cultura midiática e o esporte...

3- Posteriormente disponibilizarei novas partes, para que o entedimento seja completo e contextualizado.

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.