quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lula, o filho do Brasil!


Estou longe de ser crítica de filme, aliás, não é das artes que eu mais aprecio, entretanto, após ver o blog do
Alan e uma entrevista do ator Rui Ricardo, me senti indagada a falar do filme.

Gostaria de tratar alguns aspectos: O sucesso do filme, a abordagem da mídia e minha opinião sobre o mesmo.

O sucesso do filme, mesmo após uma campanha explícita da mídia de boicote (explico melhor no próximo parágrafo), é real. São mais de 800 mil espectadores, um número para se orgulhar e considerar sucesso, ainda mais quando se trata do cinema nacional. Eu por exemplo, que não sou muito fã das telonas, precisei ver o trailler para me interessar de verdade pelo enredo.

Quando digo que a abordagem da mídia em relação ao filme se comportou como uma campanha explícita de boicote, o faço porque concordo com o ator Rui Ricardo (que interpretou Lula), que considerou uma apelação o caráter político dado à produção cinematográfica.
Enquanto o filme retrata a história de vida e superação do nosso presidente, a mídia se preocupava em argumentar que a produção foi financiada pelo governo, adiantando o período oficial da campanha eleitoral do ano de 2010.

A opinião pessoal que esboço acerca do filme (enfatizo aqui que não vale muita coisa, hehehehe), se constrói assim...
Considero que fui atingida pela abordagem midiática, mas calma, não acho que o filme foi uma jogada eleitoral (e se caso funcionar como tal, que bom!), mas criei de fato uma expectativa muito grande em relação a ele.
Esperava uma exploração maior da vida política do Lula, como o mandato de deputado, que salvo engano sequer foi citado, bem como as eleições presidenciais em que o mesmo perdeu, que não foram abordadas da maneira que eu esperava.
Mesmo assim a história de superação é válida, e nos enche de alegria, esperança e entusiasmo. Além disso nos faz entender porque a população brasileira se identifica tanto com o presidente, que possui uma história emocionante.
Quer saber? Acho que a abordagem pessoal dada ao filme talvez seja muito melhor do que a que eu esperava, pois já sabemos do potencial político do ilustre presidente, mas o contexto e vivência adquiridas por ele ao longo do tempo se apresentam como novidade, e que novidade admirável.

obs. 1: Não citei, mas vale lembrar que a atuação de Rui Ricardo foi brilhante. Quando comparamos o filme com o documentário isto fica bem evidente, principalmente nos discursos do presidente como líder sindical, a semelhança dos gestos, comportamento e jeito de falar é incrível.

obs. 2: Assisti o filme com alguém muito especial, só boas lembranças! =D

Um comentário:

  1. O filme é lindo!
    Amei é me ajudou muito a refletir sobre a vida, se todos os populares fizerem 10% da reflexão que fiz o filme cumpriu o seu papel, vou escrever sobre ele também :)

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.