sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Curso de Comunicação Social da UNEB forma profissional preparado para desafios globais

O curso de Comunicação Social, Jornalismo em Multimeios da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), habilita o estudante a trabalhar com multimeios, televisão, rádio, assessoria de imprensa, comunicação coorporativa, jornalismo online, além da produção jornalística e produção de notícias, que são comuns nos cursos de jornalismo de outras universidades. "O jornalista possui um leque de campos para atuar na comunicação, se envolvendo em uma cadeia produtiva no mercado, trabalhando com toda sua abrangência e como interlocutor entre a comunidade acadêmica e a sociedade", disse o coordenador do curso, Emanuel Andrade.

O curso dispõe de um misto de docentes graduados em diversas áreas, como Letras, Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e em Jornalismo. Segundo Andrade, a equipe é multidisciplinar, com atuação nas várias plataformas de ensino.

A infraestrutura da universidade inclui o laboratório de informática e o laboratório de rádio que permite produção e gravação de programas. Algumas disciplinas como telejornalismo ainda não têm laboratórios próprios, entretanto possuem alguns equipamentos que podem ser utilizados pelos alunos para trabalhos acadêmicos.

Existem diversos projetos de extensão em andamento, como o Multiciência, que conta com monitores e colaboradores; o Eufonia, um programa de rádio; e a Hemeroteca.

Dos principais desafios do curso, um foi vencido recentemente. O curso foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. Andrade informou que o curso passou por inspeções que comprovaram as condições favoráveis para seu funcionamento. "A universidade está empenhada na construção da rádio universitária, mas enfrenta processos burocráticos para sua implementação", afirmou o coordenador.

As maiores dificuldades que a universidade encontra, dizem respeito à falta de investimentos e recursos para manutenção e ampliação de sua estrutura. De acordo com Andrade, os alunos ingressantes no curso de Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios podem esperar da universidade o mesmo quea instituição espera deles: a busca intensa pelo conhecimento não só nos bancos acadêmicos.

Por Amanda Lima e Gildinha Passos


Este texto é fruto da minha primeira matéria... Foi para um jornal que produzimos para apresentar o nosso curso para os estudantes do primeiro semestre, no caso, nossos colegas de sala. Precisamos fazer uma pequena entrevista com o coordenador do curso para entender melhor a proposta do mesmo. A frieza do texto me incomoda, mas como se tratava de um informativo, não tinha como ser diferente...

Um comentário:

  1. Militante que é militante, está sempre se antecipando, em tudo.

    Adorei o texto.
    bjo

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.