sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Problemas deles ou meu?

Pequena crônica que fiz para discutir na aula de Antropologia e que meus colegas de turma adoraram... =)
A proposta era a seguinte: Tentar enxergar uma situação cotidiana com olhos imparciais...

Problema deles, ou meu?

Observar algo com olhos imparciais é algo inusitado, visto que diariamente nos deparamos com as situações sem lhes dar a importância devida.
Existe um grupo, que sempre observei com repúdio. Trata-se de alguns rapazes jovens, que moram na mesma rua que eu, eles passam os dias embaixo da mesma árvore, conversando provavelmente sobre as mesmas coisas. A cada momento que os observo, penso: “Meu Deus, como o ócio pode ser tão cotidiano para estas pessoas? Como eles conseguem viver assim”?
Pensando com um olhar mais crítico e imparcial, tento imaginar que nunca vi esta situação antes. Certamente na primeira vez que passasse e os visse embaixo de uma árvore, acharia natural,ou talvez nem reparasse. Em uma segunda vez poderia me incomodar, ou perceber de verdade, e na terceira, com certeza causaria espanto e estranheza, já que entenderia a gravidade da situação. Provavelmente pensaria em como a sociedade é desigual, pois certamente não é uma opção de escolha de tantos jovens (10 aproximadamente), da mesma faixa etária e moradores da mesma rua ficar conversando amenidades. Com certeza não lhes é oferecida nenhuma oportunidade de emprego, estudo, ou até seja, mas nada que contemple o sonho destes.
O que é mais intrigante nesta história toda é o fato de que estamos falando de jovens como eu, que deveriam estar produzindo conhecimento e que sequer sabem disso.
É estranho perceber que a crítica pessoal, sempre se sobrepõe às críticas sociais, pois o que é problema do outro, parece ser só dele, entretanto esta simples situação nos mostra o quanto ignoramos os problemas sociais, o quanto somos egoístas e incapazes de tentar mudar esta realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.