sexta-feira, 19 de março de 2010

Contribuição 4!


As diferenças

Por Afonso Nogueira Simões Corrêa.

Praticamente separadas pela planície do Pantanal, as regiões norte e sul de Mato Grosso são bastante diferentes nos aspectos físicos, étnicos e econômicos. O norte, ocupando mais de dois terços do território estadual, pertence à bacia Amazônica, enquanto o sul, com menos de um terço do território, pertence à bacia do Prata.
O meio físico que caracteriza o Estado exerceu profunda influência nas populações que se radicaram tanto no norte como no sul, estabelecendo um processo de cultura diferenciada nas duas regiões. Enquanto a do norte decorreu da cata do ouro, na garimpagem do diamante e da extração da borracha, a população do sul moldou-se na lida do criatório de gado, da exploração da erva-mate e da agricultura.
Até a origem étnica dessas populações é diferente. Além dos primeiros colonizadores que aportaram à região, em busca do ouro, o norte de Mato Grosso recebeu aglomerados sociais oriundos do Norte e Nordeste do País que, mesclados ao elemento indígena local, propiciaram a formação de hábitos, costumes e linguagem peculiares. O sul acolheu mineiros, paulistas, gaúchos e estrangeiros, inicialmente paraguaios, e, mais tarde, italianos, sírio-libaneses e japoneses. Dada a proximidade do Paraguai, a música e a linguagem locais receberam a influência dessa vizinhança.
Daí resultaram, como consequência, interações sociais, tanto no norte como no sul, com fisionomias peculiares, refletindo, cada uma, tendências e fenômenos dissociativos, sem que o tempo pudesse sedimentar laços de solidariedade entre as duas populações.
As diferenças entre as duas regiões norte e sul não se limitavam aos aspectos mencionados. Abrangiam, também, o desenvolvimento econômico e, consequentemente, a contribuição de cada uma para os cofres estaduais. Embora participasse com mais de dois terços da arrecadação estadual, o sul não recebia a contrapartida em investimentos de que necessitava para o seu desenvolvimento, enquanto na capital do Estado, os governantes construíam hotel, e até cinema, com dinheiro público.

obs.: Afonso Nogueira Simões Corrêa é Engenheiro Agrônomo, pecuarista e escritor. Participou da Comissão Especial que supervisionou a divisão de Mato Grosso e a implantação do novo Estado.

obs.1: Trecho do livro, Campo Grande, 100 anos de construção que enfatiza as diferenças entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para justificar a divisão e retratar um pouco dos motivos para tal.

obs.2: Estou adorando o livro, e utilizei este texto apresentado nele, como desculpa para que nunca mais me chamem de matogrossense, hehehe. Como mostra o novo aplicativo do orkut, sou sul matogrossense.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais da história da construção do meu Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.