quarta-feira, 17 de março de 2010

Otimismo!


Segundo o Wikipédia:

"Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo.

A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pela "charada do copo": se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça um copo "meio vazio".

Uma posição pessoal otimista é fortemente vinculada à auto-estima, ao bem-estar psicológico e à saúde física e mental. Há estudos que relacionam também o otimismo com o funcionamento do sistema imunológico e a resistência ao stress.

Mais recentemente, há uma tendência a associar otimismo e "pensamento positivo", baseada na vulgarização da idéia de que a vontade (muitas vezes combinada com a fé) pode superar qualquer dificuldade, o que está na origem de muitas religiões e de quase toda a literatura de auto-ajuda.

Estudos acadêmicos sugerem que, apesar de otimismo e pessimismo serem tradicionalmente vistos como opostos, em termos psicológicos eles podem não funcionar dessa maneira. Ter muito otimismo não significa ter pouco pessimismo, e vice-versa. Em muitas ocasiões, ambos seriam igualmente necessários.

Quando o filósofo político italiano Antonio Gramsci escreveu, na prisão, que o "pessimismo da inteligência" não deveria abalar o "otimismo da vontade", estava citando o escritor francês Romain Rolland."

No orkut:

Sorte de hoje: O pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade.

Dado um pouco do conceito, me pergunto... Será que muito otimismo faz mal?
Adoro pensar que tudo vai dar certo, sempre, porque para mim, o pensar, sentir, energizar favorecem muito as condições para que tudo realmente aconteça da melhor forma possível.
Às vezes sinto falta de me desesperar, descabelar, chorar incansavelmente, mas por pior que seja a situação, acho sempre que existe uma saída, uma opção, uma alternativa, uma resolução!

Talvez seja um refúgio, por não saber lidar com problemas e dificuldades, fingir que eles são menores do que realmente são, entretanto acredito muito na proporção que nós podemos dar ao que quisermos.
Então, se vc ainda não consegue ser muito otimista, o exercite... A força das palavras fazem milagres... hehehe!

Boa fé! Boa sorte! Sempre!

Um comentário:

  1. eta amandinha , blogueira nota 10 em , adorei o post , meu primeiro comentario no seu blog, sabe que vc é mara ... adorei a mensagem !!!

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.