quinta-feira, 3 de junho de 2010

A consolidação de uma identidade












Após o término do Programa Prefeitura nas Comunidades, o Secretário da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, Carlos José Neiva Andrade, faz uma avaliação desta ação e fala das perspectivas até o fim do governo.



Por Adailma Gomes e Amanda Araújo

O empresário Carlos José Neiva Andrade, formado em Agronomia, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, possui uma longa trajetória política, iniciada no movimento estudantil da universidade, através do Diretório Acadêmico. Pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal de Pernambuco, foi membro da diretoria da Associação Comercial de Juazeiro (ACIAJ) e vice-presidente da Câmara dos Diretores Logistas (CDL). Além disto, fundou o Partido Verde (PV) na cidade e o Movimento Sociedade Alternativa (MSA). Hoje, além de exercer o papel de Secretário da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juazeiro, é vice-presidente municipal do PSDB. Na entrevista a seguir ele presta esclarecimento acerca da Assessoria e fala das expectativas em relação ao futuro.

Amanda Araújo – A Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico já existia no município?

Carlos Neiva - Não existia. Foi criada com características de uma secretaria para ficar próxima das demais secretarias e do prefeito, já que lida com planejamento.

Adailma Gomes - A implementação da Secretaria foi baseada em alguma experiência externa?

Carlos Neiva - Foi baseada no modelo administrativo do prefeito Isaac Carvalho, que acredita que a prefeitura precisa de um amplo planejamento. Neste sentido várias parcerias importantes foram feitas para a construção de estudos, como é o caso da Fundação Getúlio Vargas.

Amanda Araújo - Qual a finalidade da Assessoria?

Carlos Neiva - É de competência da Assessoria todo planejamento estratégico e demonstrativo, que compreende a coordenação dos processos de elaboração, acompanhamento, controle e avaliação do Plano de Ação do Governo Municipal, bem como a formulação e implementação da política de desenvolvimento e de atração de investimentos, especialmente nas áreas de energia, logística, indústria, comércio e serviços, além da realização e incentivo de estudos e pesquisas nas áreas afins, supervisionando a coordenação e execução de planos, projetos e programas.

Adailma Gomes – O Programa Prefeitura nas comunidades é o carro chefe da Assessoria. Após sua conclusão, como você avalia seu desempenho?


Carlos Neiva – O programa não terminou, apenas encerrou um ciclo. Ele vai continuar sempre contando com a contribuição da população através de algumas casas que vão estar espalhadas nos bairros da cidade, com a função de ouvir diretamente as comunidades e seus anseios.

Amanda Araújo – E como você avalia seu andamento?


Carlos Neiva – De forma extremamente positiva, e percebo que não é apenas uma avaliação interna, mas externa também. Embora o que é bem feito demora a aparecer, nas 18 plenárias realizadas provamos que a gestão está voltada para as reivindicações da população. Destas reivindicações, ao todo 2.900, já solucionamos 500 e as outras estão em processo de execução.

Amanda Araújo – Quais são as principais dificuldades da Assessoria?


Carlos Neiva - Recursos financeiros, por conta de 20 anos de desgoverno que vivemos no município. Por isto agora nos voltaremos mais para o desenvolvimento econômico, através da criação da geração de trabalho e renda. A Fenagri, que nós também organizamos será um grande momento neste sentido.

Adailma Gomes – Quais são as perspectivas para a Assessoria até o fim do governo?


Carlos Neiva - O primeiro desafio foi criar identidade, e isto já foi conquistado. Agora vamos aproveitar o espaço adquirido para continuar cumprindo o papel da Assessoria, trabalhando sempre e acreditando que ela vai cada vez mais se fortalecer através do planejamento que exerce.

Obs.: Enfeitando o blog com trabalhos Acadêmicos para camuflar meu inexistente estímulo para escrever ultimamente. Desculpe, caros leitores, prometo me esforçar para dar um novo ritmo ao blog! Grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.