segunda-feira, 28 de junho de 2010

Insatisfação!


Outro dia escutei em uma das conversas, ou melhor, em mais um dos monólogos alheios que participo como ouvinte, a seguinte frase: "A felicidade não é um estado de espírito e portanto não é constante, sua busca é incansável e quase inalcansável".

Certo que as palavras não estavam colocadas desta maneira, mas o sentido, ou pelo menos o que entendi dele, queriam trazer a mensagem que tentei traduzir anteriormente. O fato é, fiquei pensativa, e quando isto acontece, como tudo no mundo, desperta aspectos positivos e negativos, embora o último em proporções mais catastróficas, hehehe. Brincadeiras a parte, tentei fazer associações práticas para observar a veracidade disto, pois começo a perceber seu sentido.

Devo confessar que embora sempre tenha um sorriso fácil no rosto, meu velho e bom humor e um otimismo declarado, vivo num constante estado de insatisfação. Nada que tire minha paciência, meu sono, meu apetite ou minha vida social, mas que é capaz de causar pensamentos do tipo: "Se eu pudesse estudar Jornalismo com meus amigos da Engenharia Elétrica no Mato Grosso do Sul, acho que faria uma graduação perfeita".

Esta sensação de que as coisas não se encaixam da maneira que gostaríamos, de que na vida nunca está numa completa sintonia são sintomas de infelicidade? Acho que não, pois embora faça sentido esta busca incessante pela alegria inabalável, acredito que este trajeto seja feito insistentemente, mais pela diversão das experiências trazidas pelos momentos criados do que a própria felicidade, já que nesta concepção ela é uma ilustre desconhecida.

Um comentário:

  1. O segredo do poeta é própria insatisfação. Por isso, vive a beber chuva e lamber estrelas.

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.