quinta-feira, 3 de junho de 2010

Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil?



Embora nos últimos tempos eu tenha um extremo desinteresse por tudo, me encantei com o livro "Qual a lógica das políticas de comunicação no Brasil?". De cara já fui simpática a ele, porque o ganhei carinhosamente da minha amiga Deisi, que na dedicatória chamou minha atenção pela lembrança que remeteu a mim... Política, Comunicação e Brasil em um só título, realmente não havia como eu não gostar!

O autor César Ricardo Siqueira Bolaño, discorreu brilhantemente sobre a construção das telecomunicações no nosso país, fazendo um resgate histórico e entendendo todo contexto político de cada época. Além disso, numerou os principais fatos relacionados à formação da atual realidade da comunicação brasileira, bem como abordou discussões atuais, como a televisão digital e a televisão a cabo.

Alguns fatos me chamaram muita atenção, como a política nacional de informática, a questão do capital estrangeiro e principalmente a discussão acerca da comunicação comunitária.
Esta última é pouco difundida no país por diversos aspectos,mas o pior deles sem dúvidas é a atual lei, baseada em instrumentos jurídicos construídos na época da ditadura militar, com objetivo de punir os inimigos do regime.
Talvez a discussão da comunicação comunitária seja mais interessante para mim, por conta do estudo recente a respeito desta que estou desenvolvendo, e confesso, é uma área encantadora.

O livro é extremamente esclarecedor e nos permite entender que alguns dispositivos da constituição que garantiriam um novo modelo de comunicação, nunca foram implementados por falta de regulamentação, que, é claro, não faz parte do interesse político das famílias que detém as conceções públicas dos principais meios de comunicação do país.

Enfim, trata-se de um livro leve e ao mesmo tempo esclarecedor, que informa e contextualiza a concepção da comunicação nacional.

Obs.: Lançando o marcador "Recomendo", com leituras, músicas, enfim, coisas que me encantaram de alguma forma e eu gostaria de compartilhar.

Obs.1: Layout, nome e endereço mudados para fluir o jogo permitindo comentários nas postagens. Espero que gostem.

Um comentário:

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.