terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ah, de um lado este carnaval, do outro é fome total!

Quando estamos diante de alguma data comemorativa, temos a impressão de que o mundo, os problemas, a vida parou para prestigiar este momento. Apesar de racionalmente sabermos que não é assim, na prática ignoramos o restante do universo para contemplar uma "alegria fabricada".

Passei a pensar muito nisso depois que perdi meu avô em pleno natal, na hora da ceia (que para mim nem existiu), na troca de presentes(que eu nem pude curtir), na hora da troca de carinho, beijos e abraços familiares que foram substituídos por choro, tristeza e lamentação.
Passei a achar menos graça nas datas comemorativas, afinal quantas pessoas realmente tem condições financeiras e emocionais para curtir o carnaval?

Não quero ser a guardiã da moral e dos bons costumes, e nem vou criticar quem curte o carnaval ou qualquer data comemorativa que seja, afinal, eu também o faço, mas acho que algumas reflexões se fazem necessárias.
O carnaval, principal festa caracterizadora da "representação da cultura nacional" não é mais tão fiel assim à representação, afinal, quantos brasileiros podem curtir as principais festas deste período? Infelizmente poucos!
Quantas famílias perdem parentes?
Quantas pessoas continuam sem ter o que comer?
Quantos continuam sofrendo por inúmeras causas?

Enfim, sei que isto acontece sempre, independente de estarmos em meio a festas e datas comemorativas ou não, mas a maneira como as pessoas fecham os olhos nestes períodos é impressionante!
Sugiro apenas que um esforço coletivo se faça para que a realidade, mesmo que dolorosa seja sempre entendida e que nossa felicidade não seja assim, tão condicionada!

2 comentários:

  1. Eu pensei muito sobre isto neste carnaval que não curti muito.
    Acho importante que as festas populares comecem a ser discutida para que, elas ao invés de reproduzir e aguçar mais ainda as desigualdades e contradições sociais. Tivesse uma função transformadora fazendo a maioria do povo se divertir, criando muitos empregos e trazendo muitos beneficios para o povo.
    Passou os sete dias de carnaval que aqui em Salvador parece mais que é um mês, e qual o salto que temos de positivo para a maioria do povo?
    Viver que nem latinha de sardinha, acorretando por uma corda? Emprego temporário, sem nenhuma segurança e sem a mínimas condições de trabalho? Ou se espacando pela policia militar por não ter o dinheiro para voltar para casa?
    Quem mesmo curti este carnaval? Sei que os turistas estão curtindo muito e me pergunto o que acontece com a maioria do povo que apesar de se foder também se diverti.

    ResponderExcluir
  2. O problema é mais complexo do que a maioria das pessoas diz. Também acho que os turistas é que estão de fato curtindo mesmo, mas este não é o foco. O foco, na minha opinião é justamente o fato da população não conseguir tirar proveito deste período... Sua cultura, sua festa, sua terra e quem de fato se apropria disto são as pessoas que não possuem maior interesse na construção de um processo mais justo e igualitário.

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.