terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

As Idades da Linguagem

Os meios de comunicação, principalmente os de massa estão diretamente ligados à evolução da linguagem, e podem ser divididas em três partes, chamadas de idades da linguagem.
Na primeira idade, temos a oralidade e a escrita como representantes, e isto explica porque o principal meio de comunicação até então era o jornal impresso, o que limitava a abrangência, já que o código (escrita) era privilégio de poucos e exigia um conhecimento prévio, no caso a alfabetização.
Na segunda idade da linguagem surge a valorização da imagem, bem como tecnologias para sua captação e reprodução. A fotografia (imagem fixa), além de uma forma de comunicação, significa a documentação de um determinado momento. Em seguida surgiu o cinema (imagem móvel), que além de revolucionar o entretenimento, incentivou produções artísticas. Por fim, ainda na segunda idade da linguagem, a televisão surgiu e se consolidou como o principal meio de comunicação de massa, isto porque a idéia de temporalidade permite maior dinamismo entre a população e o emissor da idéia.
Na terceira idade, constrói-se uma relação entre a escrita e a imagem, trata-se da multimídia, que digitaliza a construção da comunicação e consolida a interatividade do entendimento e seus meios.
Apesar de a última idade revolucionar a interatividade e dinamismo dentro da comunicação, a popularidade da televisão continua sendo fator determinante na intermediação da cultura midiática e da agenda setting, na construção do esporte espetáculo, vendido por este meio de comunicação de massa.

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, relativos a 2006, a televisão está presente em 93% dos domicílios brasileiros, sendo a mídia mais utilizada, com importante participação no cotidiano da sociedade brasileira. Por isso, ela acaba sendo também a mídia mais poderosa na disseminação de informações, responsável por mais de 80% daquilo que é discutido nos mais diversos espaços sociais (segundo GUARESCHI, 1998, apud LISBOA, 2004).

Neste sentido, a televisão mantém-se na posição de meio de comunicação de massa mais popular, e para que isto não mude, busca constantemente aperfeiçoar seus mecanismos, como é o caso da televisão digital, que surge com o argumento de que a interatividade da mesma é tão verdadeira quanto à de um computador.

obs.1: Este texto tem a finalidade de esclarecer um pouco da evolução dos meios de comunicação de massa e contextualizar a discussão inicial do ensaio em construção da disciplina de Mídia e Cultura.

obs.2: É um pouco técnico demais, queria adaptá-lo para publicar no blog, mas fiquei alguns dias sem internet e acabei me ocupando com outras coisas.

obs.3: Continuarei postando mais partes do ensaio para que o entendimento seja mais completo.

Um comentário:

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.