terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Conceituando Cultura Midiática

O estudo da cultura sempre foi alvo de pesquisadores, pois desvenda uma série de comportamentos e valores sociais. Assim como a comunicação e a linguagem, a cultura passou por vários conceitos. O que podemos citar primeiramente é o humanista, que qualifica e divide a cultura em níveis, ou seja, só é considerado elemento cultural aquilo que possui um embasamento teórico dentro do contexto técnico ou social. Outro conceito de cultura é o antropológico, que diferentemente do humanista não divide, nem qualifica a cultura, pois evita cair na observação dos valores, para não tornar o conceito etnocêntrico. Outro conceito e talvez o mais complexo que podemos analisar é o da cultura midiática, pois os meios de comunicação de massa adquiriram um poder e um valor muito grande na população da sociedade contemporânea. Isto explica a quantidade de propagandas nestes meios, bem como os interesses políticos, econômicos e ideológicos que os rodeiam. A televisão, por exemplo, substitui a interação entre as pessoas e reforça a idéia do egoísmo. Vários comportamentos sociais podem ser compreendidos se analisarmos estes veículos, o consumismo e até mesmo o comodismo, bem como a educação familiar e escolar que passam a serem reféns dos meios de comunicação de massa.

A cultura tende a ser padronizada. Ela envolve a repetição de comportamentos similares aprovados pelo grupo, de modo que ela tem uma forma e estrutura reconhecível. Se os indivíduos ajustam seu comportamento através do tempo de acordo com o padrão aprovado, a cultura permanece estável. Além disso, subjacente a todas as culturas, há padrões gerais ou universais que se expressam em categorias tais como atividade econômica, religião, arte e linguagem (SANTAELLA, 2003, p. 44).


Como podemos perceber, a cultura influencia a linguagem e conseqüentemente os meios de comunicação. A relação da mídia com o público torna-se cada vez mais próxima e a tendência da televisão digital com mais interatividade e qualidade ilustra isto e, entretanto nem sempre se configuram de forma positiva, visto que os meios de comunicação de massa transmitem a idéia de verdade absoluta, ou seja, o que é transmitido torna-se padrão, tanto de roupas, comportamentos, ou visões políticas, e isto faz da população um alvo fácil de manipulação.
Dessa forma, a cultura na lógica midiática se configura num processo empresarial, de produção, distribuição, comercialização e lucro, esvaziando-se do sentido utilitário e voltando-se para o supérfluo. Estamos assim localizados em um verdadeiro espetáculo midiático.
Dentre diversas observações a respeito da cultura, podemos admiti-la como conseqüência de fatores, como a descrição, narração, psicologia, estrutura, genética e a história, por isto precisamos entendê-la como algo transitório e heterogêneo que influencia a comunicação, a informação e conseqüentemente seus meios.


obs.1: Continuação do ensaio.

obs.2: Esta sequencia de textos é meio chata, mas constitui uma pequena aula de conceitos da comunicação.

obs.3: Aproveite e leia mesmo que ache longo, afinal, produção intelectual no meu blog, não é todo dia, hehehehe...

Um comentário:

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.