quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Apropriação do Esporte pela Cultura Midiática

A cultura midiática se apropria de diversas realidades para ditar regras, comportamentos, sentidos convenientes para sua manutenção e expansão, e o esporte é mais um alvo desta dinâmica.
Desde que descoberto como uma fonte de publicidade e lucro, os eventos esportivos no Brasil estão sendo amplamente divulgados pela mídia, por isto é tão interessante o estudo destas duas vertentes. Isto explica o aumento de canais de televisão voltados para o esporte, bem como a expectativa em relação à construção de eventos esportivos no país.
Ao passo que os meios de comunicação de massa ampliam suas coberturas esportivas, as considerações técnicas deixam a desejar. A falta de formação dos comentaristas esportivos desqualifica a transmissão dos jogos, isto pode sistematicamente ser explicado pela transformação do esporte em espetáculo, que considera desnecessária uma formação mais técnica para sua abordagem. Um fator decisivo nesta concepção está no fato do jornalista no Brasil não precisar mais de diploma para exercer a profissão, bem como o comentarista esportivo não precisa de conhecimento científico para tratar do tema. O que vemos é um verdadeiro festival de incoerência, visto que quando na mídia é abordado algum tema relacionado à economia, saúde, educação, política, música ou educação os especialistas na área são consultados, entretanto, quando se trata da discussão esportiva, os cinqüenta cursos de pós-graduação de mestrado e os dez cursos de doutorado em Educação Física e Ciências do Esporte são ignorados, já que os formadores de opinião nestes segmentos não são consultados para que uma abordagem técnica e científica seja consolidada.
A conseqüência mais agravante observada é a influência da mídia nas aulas de educação física nas escolas, pois ao passo que os alunos entendem o esporte como um show e os professores não possuem a qualificação necessária, as aulas passam a ser uma reprodução do que é transmitido pelos meios de comunicação, sem técnica e teoria que são absolutamente essenciais para a boa formação esportiva de um cidadão.
O esporte no Brasil precisa ser de fato apreciado, estudado e compreendido, para que não comprometa a formação deste segmento nas próximas gerações e nem desconsidere ainda mais suas técnicas e aprendizados, para que ele possa de fato se consolidar na formação dos indivíduos.
Enquanto o esporte for tratado como um show pela cultura midiática e conseqüentemente pela sociedade, ao invés de ser potencializado para o crescimento dos indivíduos e para a formação destes, será apenas mais um segmento social que exerce uma influência distorcida, sem assumir o papel transformador que pode construir para diminuir impactos da desigualdade social.

obs.1: Acabouuuu! =)

obs.2: Sei que este ensaio no blog ficou fora de contexto, mudou drásticamente a sequência lógica das postagens, entretanto, gosto tanto da comunicação que quero compartilhar as construções constantes do curso com os leitores do blog, afinal, bem ou mal, faz parte do meu universo.

obs.3: Espero que tenham gostado e tenham tirado proveito de alguma coisa.

2 comentários:

  1. Opa! acabei de ler os posts.
    Na minha opinião está muito bom o trabalho, Amanda. Gostaria de ter alguma crítica que pudesse acrescentar alguma coisa, mas acho que já está muito bom e dispensa sugestões.

    Pena mesmo que a mídia esteja já há um bom tempo 'desvirtuando' o esporte. Tudo virou espetáculo, comércio... quem sabe não é por essa razão que sou tão indiferente aos jogos esportivos transmitidos nas inúmeras redes de tv e me mostre tão apático a reação e comentários dos meus amigos após assistir um jogo daquilo que dizem ser uma paixão nacional, a saber, o futebol - por exemplo. Sei lá, sei lá !

    ResponderExcluir
  2. hehehehe... É verdade Regis...
    Também não sinto mais aquela empolgação ao assistir jogos, afinal é um espetáculo previsível, que não acrescenta a mim as informações que sei que poderiam acrescentar... enfim... Sei lá, sei lá! [2]

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.