domingo, 21 de fevereiro de 2010

Respeito!

Bom... Começo o post contando duas histórias bem distintas para tentar explicar a abrangência do sentimento abordado hoje...

A primeira:

"Era uma vez um jovem, que se apaixonou por uma garota sete anos mais nova que ele. Por muito tempo carregou aquele sentimento, admirando-a de longe.
Certo dia, ele foi embora de seu estado de origem em busca de um futuro melhor. Lá conseguiu terminar os estudos e garantir um bom emprego, que lhe assegurava estabilidade e alguns benefícios.
Em uma das férias, quando foi visitar sua família conheceu a tal garota por quem era apaixonado. Resultado? Os dois começaram a namorar e mantiveram contato por carta durante o ano todo, até que o próximo encontro chegasse.
Nestas cartas, além das juras de amor, existiu um combinado, de que nas próximas férias, o rapaz a visitaria e lhe levaria embora com ele, como esposa.
E assim foi feito... Os dois se casaram e voltaram juntos para a terra que ele havia escolhido para viver.Lá foram muito felizes, construíram muitas coisas juntos, inclusive uma família, já que tiveram duas filhas.
25 anos se passaram e o casal continua junto e feliz!"
O segredo? Sim, é aí que entra o título do post.

A segunda:

"Era uma vez uma garota que adorava o silêncio, às vezes pelo próprio silêncio, mas em outros momentos por querer ler, dormir, enfim, exercer alguma atividade que exigia um ambiente tranquilo.
Esta menina, porém, talvez por muito gostar do silêncio não conseguia expressar suas vontades e sentimentos, e acabava sendo invadida.
Certo dia acordou com um barulho enorme, percebeu que era seu vizinho com o som muito alto, tão alto que ela nem conseguia identificar a música que era reproduzida ali. Não teve dúvidas, o melhor invento da humanidade naquele momento era o fone de ouvido! Este episódio, não aconteceu de forma isolada, pois diversas vezes, a menina procurou o silêncio e não o encontrou, pois havia sempre alguém disposto a gritar, falar alto ou ouvir música."
Esta história diferentemente da outra não teve um final feliz pela ausência de que? Sim, é aí que entra o título do post. [2]

Bem... Recorrendo à Wikipédia, temos a seguinte definição para respeito:

"É o apreço por, ou o sentido do valor e excelência de, uma pessoa, qualidade pessoal, talento, ou a manifestação de uma qualidade pessoal ou talento. Em certos aspectos, o respeito manifesta-se como um tipo de ética ou princípio, tal como no conceito habitualmente ensinado de "[ter] respeito pelos outros" ou a Ética da reciprocidade."

Apesar de ser coerente a definição e realmente ser tudo isso, o respeito representa muito mais.
De forma bem ilustrativa, tentei descrever duas situações que explicitassem a importância deste sentimento.

A primeira história define um pouco do que penso. Sei que um relacionamento não se solidifica por conta apenas de um sentimento, mas sei que é o principal para esta construção.
Apesar de muita gente dizer que a base de um relacionamento é a admiração, o amor e o respeito, teimo em dizer que o respeito é o eixo principal do tripé, afinal, já vi muito casamento resistir à falta de amor ou de admiração, mas nunca à falta de respeito.
Assim foi com a primeira história e tornaria diferente o desfecho da segunda .

A segunda história já mostra outro lado do respeito que tem a ver com tolerância, limites coletivos, consciência, etc.

E assim é o respeito, um sentimento de diversos significados e sentidos, difícil de explicar, mas de fácil compreensão, enfim, um sentimento mais que necessário para toda e qualquer relação.

Obs.1: Tão difícil definir que não encontrei uma foto adequada para “respeito”.

Obs.2: A primeira história não é para boi dormir, é uma pequena homenagem ao meu casal preferido que amanhã comemora “bodas de prata”. Parabéns!

Obs.3: Duvido que alguém descubra quem é a menina da segunda história, hehehe!

2 comentários:

  1. Não estou tão inspirado para falar sobre respeito agora.
    Mas sobre seus pais é acho uma das historias mais lindas que já vi, muito mesmo.

    A menina da segunda historia? Deixa ver não sei não viu! Acho que começa com A..... rs!

    Sobre os relacionamentos eu que sem respeito não há amor, não há paixão e não a relacionamento, pois vai se derreter como a bolha imobiliária.

    ResponderExcluir
  2. acho que foi bem tramado, bem escrito, criou uma expectativa, mas parece que ficou inacabado, terminou como se estivesse enjoada de escrever o conto, sabe tipo coito interrompido... Merecia um grand finale

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.