quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Medo!


Sobre o medo...

É um sentimento estranho, misterioso e esporádico. Grande definição, não é? Mas juro que tentei, hehehehe!
Pois bem, reafirmo aqui que não sei e nem gosto de conceituar sentimentos, só sei sentí-los, e isto basta.

Outro dia minha priminha de uns 6 ou 7 anos ficou com os olhos cheios de lágrima porque ouviu a palavra morte. Sendo consolada explicou que sente medo quando o assunto é este.
Parece bobo? Não é!
Aliás se tem uma característica que o medo não possui é imaturidade (embora as vezes nos dê esta impressão), ele não é gerado sem uma explicação, contexto ou história. Como nem todo mundo percebe isto, é um sentimento que gera vergonha.
Aproveito o espaço para confessar, tenho vergonha dos meus medos.

Quando se é criança nossos medos parecem mais objetivos e claros. Morte, barata ou escuro são bem concretos e fáceis de explicar.
Mas... e quando crescemos?
Tirando o medo que tenho de cavalo, porco e rato, todos os outros são difíceis de explicar, afinal já conhecemos mais situações, sensações e sentimentos.
O medo passa a se confundir com ansiedade, angústia ou inquietação. Deixa de ser um simples substantivo para se tornar diversos adjetivos.

Termino dizendo que criei tanta tese só para assumir:
Sou medrosa!

E você?

4 comentários:

  1. Pelo visto a sintonia é grande mesmo, estava pensando um dia desses sobre o medo.
    Quando ele é importante para que você se previna de certos momentos, ou de certas coisas e quando ele passa a ser destrutiva, quando te paraliza, quando te deixa se reação.
    Acho que os seres humanos são cheios de medo, a maioria deles não consiguimos perceber e assimilar estão lá no sub consciente e só descobrimos quando nós deparamos com uma situação em que o medo aparece com força.
    Acredito que a sensação de medo sempre estará presente, pois faz parte da nossa essência. Mas temos que aprender a conviver nos utilizando do medo, para superar ou para alertar algo!
    Falar é fácil, fazer é difícil.
    Posso te ajudar a superar qualquer medo que seja, anda de cavalo comigo?:D
    E eu confesso que sou medroso também, mas gosto de me passar por corajoso rs!

    ResponderExcluir
  2. Ah minha sintonia...
    Vc sempre me ensinando bastante, principalmente a vencer meus medos... Não citei mas falar é um deles...
    Obrigada por me fazer enxergar que dá pra balancear esse medo e canalizá-lo de forma positiva.
    Mas, ah...Cavalo por enquanto não! hehehe!

    ResponderExcluir
  3. O medo é um recurso de defesa natural (de quem tem cu)
    Sem ele o sujeito se torna um perigo para si mesmo

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.