terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Maternidade!



Nunca tive vontade de ser mãe, por me achar imatura e irresponsável demais para enfrentar uma batalha cotidiana que exige empenho, doação e dedicação.
Indiscutivelmente é das maiores graças na vida de uma pessoa, poder ter um filho. Alguém que se espelha em você, depende de você e sente em você um porto seguro. É muita responsabilidade mesmo!
Nos últimos dias, sutilmente este assunto se colocou de diversas formas no meu cotidiano e o Nunca, se tornou um... Talvez.
Cheguei ao ponto de fazer um teste na internet que perguntava:
Você está pronta para ser mãe?
Bom, claro que a resposta é negativa, afinal, agora que comecei a me imaginar um dia como responsável por alguém... Logo eu, tão dependente!
Mas o resultado não foi tão frustrante assim... olha só:

Ainda não
É, pelo visto a maternidade ainda não te seduziu e, sendo assim, ser mãe ainda não está nos seus planos. Mas, ao que tudo indica, quando você estiver preparada vai dar conta do recado direitinho! É isso aí: não é preciso mesmo correr! Para tudo na vida existe um tempo certo. Siga o seu!

Bem de acordo com o que eu penso, embora minha mãe em uma conversa com Rosa confessar que não vê a hora de ter um netinho e que na minha idade já tinha encerrado a fábrica.
Eu é claro, prestando atenção na conversa e gargalhando...
Outro fator constante que tem feito eu mudar de ideia, é o convívio com Gabi, minha quase sobrinha, afinal sua mãe é minha irmã de coração.
Uma criança linda, doce, que vem quase todos os dias alegrar minha tarde, certo que ela já tem quase 2 anos, mas não dá nenhum trabalho, só alegrias!
É interessante perceber as descobertas, o quanto tudo pra ela é novidade, interessante, curioso. Ao mesmo tempo ensina tanto, pois como não fala tudo ainda, consegue se comunicar de outras formas, muito mais expressivas, como um sorriso, um aperto de mão, um olhar, um choro.
Pensava que o meu maior desafio como mãe seria conseguir impôr limites, já que me derreto toda com Gabi, mas ela tem me demonstrado que não é bem assim... Tudo é troca. A criança testa seus limites para conhecer os dela, afinal você se torna referencial.
Mas vou confessar, disso tudo o que mais me deixa com vontade de ser mãe, é aquele sorriso e um abraço apertado que ganho, toda vez que vejo a princesa Gabi, ou o choro e resmungado quando vou embora, nada mais verdadeiro do que o sentimento e a representação dele pelas crianças.

Termino com uma outra grande inspiração para a maternidade... Um trecho da música "Sorrir e cantar como Bahia", dos novos baianos, acho linda e considero umas das maiores demostrações de afeto e carinho entre mãe e filho.

"Mas mar é mar
Correndo tranquilo pela terra
como o som, das águas dizendo
Que mãe só não pode entrar nessa,
muito pelo contrário .
É sofrer e chorar como MARIA
Sorrir e cantar como BAHIA !
E o menino solto como o dia

E aí...
Mãe pode ter e ser bebê
e até pode ser baby também..."

Pois uma mãe também é um bebê, que aprende junto a todo momento! =)

obs.: Hoje é o aniversário de 2 anos do Blog do Rasta /0/ e ele já abordou este tema por lá... Aliás, a postagem "Filhos: Meu maior sonho" está concorrendo entre as melhores do nosso aniversariante! Parabéns! E continue nos fazendo sambar sempre! =D

3 comentários:

  1. Gabi é linda mesmo, adorei quando ela ficava sorrindo pra mim, ou então quando ela ficava sambadando, brincando pra chamar atenção rsrsrs!
    Muito fofa, ver aquela menina e não ter vontade de ter filhos é quase impossível.
    Nem preciso falar muito, meu maior sonho.
    Acho que vou adiar um pouco, mas nem tanto.
    2012 está perto né? Mas quem sabe.
    Roda vida Roda Gigante.

    ResponderExcluir
  2. Esses dias tava falando com os meninos como me sentia meio mãe da minha sobrinha. Quando chego e ela vem correndo pros meus braços, quando ela me liga e diz q tá com saudade, quando ela tenta me tirar do computador e me manda pôr o joguinho, quando me pede pra pentear o cabelo, quando sorri dormindo... Logo que voltei de viagem ela veio pra casa, numa das visitas diárias, e acabou dormindo na minha cama. Eu peguei o saco de dormir e fiquei, alí, parada, velando aquele sono. Eu tenho medo de ser mãe, muito mais pelo mundo que vivemos que por mim mesma. Talvez esse seja um sentimento compartilhado por muitas mulheres. Mas essa semana ouvi uma coisa de um amigo que me fez pensar: "Eu gostaria de ser mulher para poder ter um filho"
    ...
    Fiz-me serena, o tempo resolve o resto...
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. ser mãe.. até onde isso nos pega despreparadas e nos faz refletir sobre a vontade d ter um filho? Um assunto q mexe até com as mulheres mais frias q exite! Particularmente, ser mãe é uma coisa inexplicável, uma coisa divina. Não me vejo sendo uma, mas deve ser maravilhoso vc gerar e depois educar uma vida!

    E gabi é gotosa d+!

    ResponderExcluir

Vai passar a vez? Essa é a sua jogada.